quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

MEDICAMENTO ALTO CUSTO - SUS

Se voce acessar : saude.gov.br/sas/dsra/protocolos/md_ab.htm , voce poderá verificar a listagem de medicamentos à disposição pelo SUS.
1.- Voce deverá estar cadastrado no SUS ( cartão do SUS ,que vc solicita em qualquer unidade básica de saude).
2.- Deverá apresentar documentos de identidade (original e cópia),bem como comprovante de residencia (também original e cópia)
3.- Deverá levar um laudo, preenchido pelo médico ,onde deverá constar o código da doença (CID 10) bem como, alem de carimbado e devidamente assinado deverá constar o principio ativo. O receituário é válido por trinta dias.
4.-Uma das unidades do SUS ,que  promove este atendimento, se situa no Glicério,região Central da Cidade. Caso voce consiga efetuar o pedido, eles fornecerão um protocolo. Caso demore mais que 15 dias e a medicação é de urgência, aconselhamos a procurar ajuda jurídica que poderá ser feita no JUIZADO ESPECIAL , ou junto à Defensoria Publica ( Avenida Liberdade 32 centro). Voce poderá consultar a própria sede da ORDEM DOS ADVOGADOS , que tem sua sede ao lado da Catedral da Sé. As unidades regionais da OAB e em cada bairro voce encontrará uma poderá lhe ajudar.
5.- A principio devemos lhe alertar de que a Defensoria que promove atendimento jurídico gratuito ,atente à famílias que tenham renda de até tres salários minimos.

Obs: O médico que assiste o paciente com problemas e que necessita de medicação de alto custo, deverá observar a lista disponibilizada pelo SUS .Muitas das vezes , eles prescrevem medicamentos importados e não indicam um similar que muitas das vezes , existe na farmácia do SUS .Por isto se solicita que se mencione o principio ativo.Assim haverá alternativa de medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário